Existem vários tipos de pimentão mas os mais comuns são verde, vermelho e amarelo. A diferença de preço entre eles é nítida, mas será que existe alguma diferença quanto a composição nutricional? Isso é o que nós vamos ver.
Quando comparamos as informações nutricionais dos pimentões vemos que o amarelo é mais rico em algumas vitaminas e minerais que o verde e o vermelho.
O Cálcio, que é excelente para ossos e dentes, contração muscular e outros, está em maior quantidade no verde e no amarelo.
O Fósforo é componente na energia, sem ele é impossível formá-la, além disso dá maior solidez a ossos e dentes e atua na contração muscular também é encontrado em amior quantidade no amarelo e um pouco menos no vermelho.
O Potássio é importantissimo para o equilóibrio osmótico do nosso corpo e para o crescimento celular. O pimentão amarelo tem quase o dobro da quantidade encontrada no vermelho que é bem maior que o verde.
O pimentão vermelho tem quantidades consideráveis de vitamina B1 seguido peloamarelo. Esta vitamina atua no metabolismo da glicose e suas deficiências podem causar perda de memória e de apetite, perturbações do sono, cansaço, irritabilidade e outros.
A vitamina B2 participa do metabolismo das proteínas. E sua deficiência causa feridas na boca, deixa a pessoa mais propícia a candidíase e muitos outros sintomas. Oamarelo apresenta maior quantidade e o vermelho um pouco menos.
Somente o pimentão amarelo contém quantidades significativas de vitamina B6. Ela é usada no tratamento de depressão e sintomas da TPM, além disso partcipa assim como a B2 do metabolismo das proteínas
Vitamina C, bastante famosa por prevenir resfriados, é essencial na formação da pele e recuperação de feridas e queimaduras, melhora a absorção do ferro e vários utros benefícios, está em grande quantidade nos três pimentões, mas o amarelo e overmelho se destacam.
Agora que você já sabe a diferença nutricional entre os três primentões mais consumidos basta escolher o seu. O amarelo é bem mais nutritivo que o vermelho e o verde. O vermelho está em segundo lugar e por último o verde. O custo do amarelo é muito mais elevado que o dos outros dois, mas ás vezes é necessário avaliar também o custo benefício e incluir o pimentão em nossa dieta.